quinta-feira, 2 de outubro de 2008

APRENDIZAGEM

Aprendizagem ativaA aprendizagem é o processo pelo qual um comportamento, ou a disponibilidade para um comportamento, é modificado pela experiência, podemos dizer que a aprendizagem ativa, é hoje uma necessidade nas salas de aula em qualquer tipo de aprendizagem podendo ser presencial ou a distância. Essas propostas tem que ser comuns em qualquer situação, Refere-se tanto à aquisição de uma resposta inteiramente nova quanto à mudança de uma determinada conduta já presente no repertório da criança.A programação envolve atividades variadas, destinadas a promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outros itens, a educação física e os jogos, a consciência ecológica, a educação sensorial, a socialização, a prática do pensamento criador e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo ao senso estético, em um esforço integrado de desenvolvimento da personalidadePara uma aprendizagem ativa em EaD, especificamente, o mediador poderá elaborar uma estrutura de tópicos e subtópicos, apresentando os objetivos de cada um deles, de forma a preparar o aluno ao conteúdo que estar por vir. Utilizando ainda a técnica de mapas conceituais, o aluno poderá possuir seus "blocos de aprendizagem", ou "organizadores de avanço" pois o elaborador do conteúdo se atentará aos conceitos mais relevantes e que necessitam de um maior aprofundamento para a devida apropriação.Portanto, segundo Perrenoud (2000):"A competência do professor é, pois, dupla: investir na concepção e, portanto, na antecipação, no ajuste das situações-problema ao nível e às possibilidades dos alunos; manifesta-se também ao vivo, em tempo real, para guiar uma improvisação didática e ações de regulação. A forma de liderança e as competências requeridas não se comparam àquelas que exigem a condução de uma lição planejada, até mesmo interativa" (p.45)Assim, o aluno pode ser estimulado a pensar cada vez mais, pedindo a ele que faça o que se segue.- Responder perguntas;- Tomar nota mentalmente;- Resumir; - Interpretar; - Fazer conexões entre os fatos; - Relacionar com o cotidiano e solucionar problemas propostos.http://www.objetivo.br/infantil/ed_infantil/metodologia_ativa.asphttp://portal.webaula.com.br/noticia.aspx?sm=noticias&codnoticia=371
Postado por gaspar às 17:45

Nenhum comentário: