segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Aprendizagem Ativa

Aprendizagem Ativa.
Uédel Farias

A aprendizagem ativa, é hoje uma necessidade nas salas de aula tanto presencial como a distância. Alguns propósitos são comuns as duas modalidades.


Segundo Laaser (2000, op.cit.), o propósito da aprendizagem ativa é:

- Ajudar os estudantes a aprender, fazendo-os usar a informação encontrada;

- Capacitar o elaborador e os estudantes a estabelecer um diálogo;

- Motivar os estudantes a continuar aprendendo;

- Encorajar os estudantes por meio da conclusão bem-sucedida de seu trabalho;

- Verificar o progresso dos alunos;

- Capacitá-los a fazer pausas para tomar nota mentalmente de informações importantes;

- Repartir o texto em "pedaços de aprendizagem";

- Proporcionar um retorno sobre o curso.

Aplicação da Aprendizagem ativa na sala de aula presencial

Segundo afirma Tcheilly Nunes*, (2004), para efetivar a aprendizagem pela inserção dos princípios da aprendizagem ativa na sala de aula presencial, é necessária incorporá-la às unidades a serem estudadas, segundo os passos:

  • planejamento da aula delimitando os objetivos instrucionais de cada dia de acordo com o conteúdo a ser abordado;
  • selecionar os "blocos de aprendizagem", onde os alunos possivelmente deverão parar e relatar, representar ou aplicar as informações recebidas.
  • propor exercícios para a fixação destes.
  • permitir que o aluno entenda quais são as intenções do mediador do processo, fazendo a exposição clara dessas intenções e em voz alta em cada início de unidade. escrever no quadro ou entregar impresso para ser anexado no caderno. Este referencial ajuda ao aluno acompanhar o raciocínio e saber o que deverá esperar pela frente.
    Uma orientação dada por Laaser (2000), é que o professor ou orientador distribua "organizadores de avanço" por todo o texto. Conforme explica, trata-se de declarações explícitas das intenções do professor, como pontes ou elementos de ligação. Estes organizadores conduzem o aluno de um tópico para o seguinte e os ajudam a relacionar o que estão estudando com o que aprenderam previamente e com o que vão aprender em seguida. Por fim, os professores devem revisar o que estiverem ensinando. Isso deve ser feito logo depois de cada seção principal do texto, de preferência com a participação e retorno dos alunos, garantindo a efetividade, conforme os princípios da aprendizagem ativa.

Aplicação da aprendizagem ativa na Educação a distância

Conforme Tcheilly Nunes, será bom ao professor seguir estas orientações:

  • elaborar uma estrutura de tópicos e subtópicos, apresentando os objetivos de cada um deles; de forma a preparar o aluno ao conteúdo que estar por vir.
  • sublinhar ou negritar uma palavra. Acrescentar um saiba mais sobre o conceito; pode ainda incluir um filme ou link com um site da Internet para pesquisa complementar.
  • utilizr-se dos recursos de uma plataforma que lhe dá informação sobre quase todo o percurso que este desenvolveu pelo conteúdo afora. Fica mais simples de encontrar as lacunas no seu planejamento, mas isto também amplia o alcance e a responsabilidade do professor mediador.
  • promover participações e discussões em chats ou fóruns, no intuito de aplicar cases de exemplo, fazendo o aluno questionar e sintetizar suas ações e habilidades perante uma situação-problema.
  • relacionar os momentos fortes do conteúdo, assegurar a memória coletiva ou confiá-la a certos alunos, colocar a disposição de outros, fazer buscar por novos materiais complementares requeridos, de acordo com a necessidade individual de cada aula e aluno, e propor experimentos.
    Citando Perrenoud (2000, p.45), o autor afirma: "A competência do professor é, pois, dupla: investir na concepção e, portanto, na antecipação, no ajuste das situações-problema ao nível e às possibilidades dos alunos; manifesta-se também ao vivo, em tempo real, para guiar uma improvisação didática e ações de regulação. A forma de liderança e as competências requeridas não se comparam àquelas que exigem a condução de uma lição planejada, até mesmo interativa" Assim, o aluno pode ser estimulado a pensar cada vez mais, pedindo a ele que faça o que se segue, de acordo com a taxionomia de Bloom, por exemplo:
    - Responder perguntas;- Tomar nota mentalmente;- Resumir; - Interpretar; - Fazer conexões entre os fatos; - Relacionar com o cotidiano e solucionar problemas propostos.
    Lembrando sempre de usar atividades que os permitam, mesmo sentado na cadeira, a pensar, escreve e fazer. Propósitos da aprendizagem ativa.

*Tcheilly Nunes é professor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais e mestrando em Tecnologia com ênfase em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Atualmente, é colaborador do Grupo webAula, ocupando o cargo de Analista Educacional Web.

Fonte: http://portal.webaula.com.br/noticia.aspx?sm=noticias&codnoticia=371

Nenhum comentário: