quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Escrita e a Leitura no Hipertexto

Uédel Farias
Antônio Gaspar Lima
Marinalva Silva
Acilina Coelho

O que muda na alfabetização, no letramento, nos processos educacionais, na cultura digital? Como a escola pode lidar com a cultura do hipertexto? Como a Internet está mudando nossa relação com a leitura e a escrita? O computador e a Internet servirão de estímulo à leitura ou serão uma ameaça a ela?

· Aprendizagem ATIVA qual é a melhor forma/proposta para ser usada em Sala de Aula e Por quê? Por que ela motiva mais que os Livros TEXTOS? Que dificuldades os leitores encontram na leitura apoiada por suportes virtuais? Que vantagens e desvantagens podem ser apontadas em relação à leitura apoiada por suportes virtuais? O hipertexto
elimina a idéia da autoria?
http://http://teleduc.cinted.ufrgs.br/~teleduc/cursos/aplic/index.php?cod_curso=942

11 comentários:

Unknown disse...

A tecnologia trouxe uma nova cultura educacional onde pode-se aplicar ferramentas que transcendem a escrita pura e simples facilitando a produção de textos para um entendimento facilitado que pode ser compartilhado e produzido simultaneamente e coletivamente. As limitações ainda existentes,são decorrentes da necessidade da alfabetização digital, tão necessária ainda hoje.

Anônimo disse...

Parabes pelo blog criado Uedel. Agora é focar na atividade respondendo as perguntas.Estas no caminho, vamos em frente ;)

Unknown disse...

O que muda na alfabetização, no letramento, nos processos educacionais, na cultura digital?

Muda a forma de encarar a alfabetização que ainda se dá em compartimentos estanques, em um momento a oralidade, em outro, a escrita. Na cultura digital esse processo se inverte, com ênfase maior na escrita, a partir do teclado e note-se que no teclado as letras não estão arrumadinhas em ordem alfabética, porém a alfabetização vai se processando.

Para Emília Ferreiro, a criança deve cedo ter contato com vários textos; jornais, revistas, enciclopédias. "Com o advento da internet nasceu também o espaço mais intertextual e mais variado que existe, mais até que uma biblioteca. Ou seja, quem está alfabetizando com textos variados prepara sua turma muitíssimo mais para a internet do que quem faz um trabalho mostrando primeiro uma letrinha e depois a outra".

Unknown disse...

Como a escola pode lidar com a cultura do hipertexto?

A escola deve adequar-se à era digital, valorizar a pluralidade de textos e conceber o computador como aliado poderosíssimo no processo de letramento e alfabetização.

Unknown disse...

a Internet está mudando nossa relação com a leitura e a escrita dignificativamente. Na Internet temos a possibilidades de multi-leituras ao mesmo tempo, com estímulo à escrita como resposta ao pensamento que nasce da interatividade, o que faz nascer dessa forma,multi-escritas: textos, desenhos, fotografias e outros.

Unknown disse...

O computador e a Internet são aliados para potencializar a leitura e a escrita. Isto levará em conta o nível de interesse e motivação que que o leitor-escritor terá para fazê-lo, bem como a exigência de se expressar de forma rápida.É por isso que também a Internet preconiza uma outra forma de escrita, que também desafia os educadores a uma outra forma de ensinar que valorize estas novas escritas e delas tire proveito, comparando-as,regionalizando-as. Vejo como mais um desafio, não uma ameaça.

Educação e Tecnologia disse...
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Educação e Tecnologia disse...
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Educação e Tecnologia disse...
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Educação e Tecnologia disse...

Sobre aprendizagem ativa, pode se afirma que essa proposta não nasce necessariamente com a informática. Paulo Freire foi um grande defensor de uma proposta pedagógica não centrada no professor, mas na participação e autonomia do educando.
As novas tecnologias da Informação e principalmente a internet e os softwares de autoria, propiciam aos educadores uma atuação dessa prática, em que o professor não ocupa mais o centro do processo e tão pouco é o dono do saber, pois este agora é facilmente encontrado e de forma não acabada, podendo o aluno dar suas contribuições num processo de co-autoria.

Educação e Tecnologia disse...

O processo de alfabetização sempre necessitou do desenvolvimento de uma proposta pedagógica em que houvesse a utilização de diversos recursos didáticos. Com o advento e socialização das tecnologias da informação e comunicação, os professores passam a ter mais recursos disponíveis nesse processo.

A sedução que as crianças têm pelos textos interativos com imagens e sons, jogos educativos e outros elementos, faz com que eles ganhem espaços cada vez mais significativos no processo de alfabetização, pois atrai e conquista o aluno com mais facilidade que os textos estáticos apenas impressos que antes eram os únicos recursos utilizados. Hoje sua presença no processo de alfabetização ainda existe, contudo não é o único recurso disponível.

A grande mudança é a possibilidade de trabalhar com imagens, sons, ludicidade, criatividade juntos num processo interativo entre alunos, professores e tecnologias.